México terá vacinação em massa contra gripe suína após 60 mortes

Publicação: 
29/04/2009

O governo do México anunciou estar preparando uma campanha de vacinação em massa para deter o avanço de uma nova variedade de gripe suína que teria provocado a morte de 60 pessoas no país desde a metade de março. Escolas e universidades na região da capital do país, Cidade do México, foram fechadas para evitar mais contaminação. Na quinta-feira, o ministro da Saúde mexicano, José Córdova, fez um pronunciamento em rede nacional pedindo à população que evite a contaminação pela doença."Estamos enfrentando um novo vírus de gripe, que agora é uma epidemia respiratória controlável. Seus sintomas são febre acima de 39 graus que aparece repentinamente, tosse, fortes dores de cabeça, musculares e nas juntas, irritação nos olhos e secreção nasal.""Como resultado, o Ministério da Saúde recomenda que as pessoas evitem lugares lotados ou eventos onde o comparecimento não seja estritamente necessário", afirmou.Além de evitar lugares lotados, o governo também aconselhou a população a evitar algumas formas de contato físico e o compartilhamento de objetos de cozinha como canecas e pratos. Também foram registrados sete casos não fatais doença no sul dos Estados Unidos, nos Estados da Califórnia e do Texas, mas ainda não foi confirmada a ligação entre as ocorrências mexicanas e americanas.

Mutação

A gripe suína é diagnosticada apenas em porcos ou em pessoas que têm contato regular com estes animais. O ministro da Saúde José Córdova afirmou que a nova variante da gripe suína parece ter sofrido uma mutação nos porcos e foi transmitida para humanos.Fadela Chaib, porta-voz da OMS, confirmou que a organização notou uma "atividade incomum de gripe" a partir do final do mês de março.De acordo com Chaib foram registradas 57 mortes na Cidade do México e todas essas vítimas tinham os sintomas da gripe. Outras três mortes foram registradas na cidade de San Luis Potosí, na região central do México. A porta-voz da OMS acrescentou que existem outros 800 casos suspeitos.Esta nova variedade da gripe suína foi confirmada em pelo menos 16 mortes, com outras 44 mortes ainda sendo analisadas, segundo o governo mexicano.O correspondente da BBC na Cidade do México Stephen Gibbs afirma que a doença afetou principalmente homens entre 25 e 44 anos.Gibbs acrescenta que, devido à falta de vacinas, os funcionários do setor de saúde do país serão a prioridade da campanha de vacinação.No centro da Cidade do México, segundo o correspondente, muitas farmácias informaram que já esgotaram os estoques de máscaras cirúrgicas, pois muitos tentam evitar a contaminação pela doença.O correspondente da BBC acrescenta que especialistas nos Estados Unidos e no México ainda estão tentando confirmar se o surto mexicano tem ligação direta com os casos detectados no sul dos Estados Unidos.Anne Schuchat, porta-voz do CDC afirmou que ainda não se sabe a extensão do problema."Ainda não sabemos como está se espalhando e, certamente, não sabemos a extensão do problema. A boa notícia é que todos os sete pacientes se recuperaram - um deles precisou ser internado, mas já saiu do hospital. Até o momento não parece ser uma gripe muito grave", afirmou.


 Tamiflu Roche

Fosfato de oseltamivirAntiviral

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

Nome do produto: Tamiflu Nome genérico: fosfato de oseltamivir Formas farmacêuticas, via de administração e apresentações: Cápsula. Uso oral. Caixa com 10 cápsulas. Pó para suspensão oral. Caixa contendo 1 frasco com 30 g de pó + 1 seringa dosadora + 1 copo-medida + 1 adaptador. USO ADULTO e PEDIÁTRICO (vide item Indicações)

Composição

Tamiflu cápsulas Princípio ativo: cada cápsula contém 98,5 mg de fosfato de oseltamivir, equivalente a 75 mg de oseltamivir. Excipientes: amido pré-gelatinizado, polivinilpirrolidona, croscarmelose sódica, estearil fumarato de sódio e talco. Tamiflu Pó para suspensão oral Princípio ativo: Cada 1 g do pó contém 39,4 mg de fosfato de oseltamivir. Após reconstituição com 52 mL de água, resulta numa concentração de 12 mg/mL de oseltamivir. Excipientes: Sorbitol, citrato de diidrogênio sódico, benzoato de sódio, goma xantana, sacarina sódica, dióxido de titânio e aroma de tutti-frutti. INFORMAÇÕES AO PACIENTE Solicitamos a gentileza de ler cuidadosamente as informações abaixo. Caso não esteja seguro a respeito de determinado item, favor informar ao médico.

AÇÃO DO MEDICAMENTO

 O Tamiflu reduz a proliferação de ambos os vírus da gripe, Influenza A e B pela inibição da liberação de vírus infecciosos de células infectadas e pela inibição da entrada do vírus em células não infectadas. Com isso, há uma redução da duração dos sinais e sintomas clinicamente relevantes da gripe, da gravidade da doença, e da incidência de complicações associadas à gripe. 2. INDICAÇÕES DO MEDICAMENTOTamiflu cápsulas Tamiflu é indicado para o tratamento e para a profilaxia de gripe em adultos e crianças a partir de 8 anos de idade, ou com 40 kg ou mais de peso corporal, que sejam capazes de ingerir cápsulas.Tamiflu Pó para suspensão oral

Tamiflu é indicado para o tratamento e para a profilaxia da gripe em crianças de 1 a 12 anos de idade.

Idiomas

Brasil

Japão

Contato

www.samicultura.com.br

Telefone: +55 92 98108-3535
Local: Cidade de Manaus, Estado do Amazonas, Brasil
E-mail : hisashi_umetsu1948@yahoo.co.jp

Go to top